Hoje vamos falar mais sobre o piso sextavado. Conhecido também como bloco sextavado ou bloco hexagonal, esse tipo de piso é perfeito para a pavimentação de áreas externas. E isso, sobretudo as com grande circulação de pessoas.
Mas, afinal, qual o diferencial do piso sextavado e o que faz ele ser a melhor opção para seu projeto? E ainda, quais os locais ideais para a sua instalação? A resposta para essas e outras perguntas você vai ver ao longo deste artigo.
Bloco sextavado como opção de resistência
O bloco sextavado consiste em um bloco mediano de concreto hexagonal, ou seja, com seis lados. Eles são encaixados no solo previamente preparado, formando um piso muito versátil e resistente.
Os blocos se encaixam de forma parecida com um quebra-cabeça. Mas, para o perfeito assentamento deles, o solo precisa estar nivelado e com uma camada de areia (colchão de areia).
Além disso, conforme o piso vai sendo formado, o reajuntamento precisa ser feito com areia ou pó de pedra. Também deve-se utilizar um martelo de borracha para que os blocos fiquem firmes e bem encaixados.
Dessa forma, um dos diferenciais do piso sextavado é sua facilidade na instalação. Mas existem outros benefícios como, por exemplo, a resistência e durabilidade proporcionadas pelo concreto que dá origem às peças.
O piso sextavado tem esse nome justamente por conta do número de lados que seus blocos possuem. Nesse sentido, existem outros tipos de pisos de concreto que também possuem inúmeros benefícios.
Por isso, depois de ler esse conteúdo, você pode conferir o nosso artigo sobre o piso intertravado de concreto, que possui benefícios semelhantes ao piso sextavado.
Locais ideais para usar o bloco sextavado
Além de resistente, o piso sextavado é ótimo para o devido escoamento da água em ambientes externos. Desse modo, ele evita o acúmulo de água da chuva responsável por alagamentos e inundações. Isso também aumenta a segurança do piso, evitando, por exemplo, escorregões e quedas.
Outro ponto importante é que o seu formato hexagonal promove um encaixe mais eficiente do que os outros tipos de blocos (como o piso intertravado, por exemplo).
Assim, o bloco sextavado é mais indicado para pisos que recebem muito peso. Ou seja, ele não serve apenas para áreas de circulação de pessoas. Mas também para locais onde circulam carros e até máquinas.
Enfim, diante disso, separamos alguns exemplos de locais ideais para o uso do bloco sextavado:
- Calçadas urbanas com grande circulação de pedestres;
- Praças, parques, jardins, playgrounds e demais espaços de lazer;
- Áreas de acesso a piscinas, garagens, estabelecimentos comerciais, entre outros;
- Estacionamentos e áreas de circulação de veículos e máquinas.
Diante de tantas possibilidades, o piso sextavado apresenta um excelente custo-benefício. Em áreas externas, ele também pode contribuir para a estética do local, pois seu encaixe proporciona uma sensação de conforto e beleza.
Então, o piso sextavado pode se encaixar (literalmente) perfeitamente no seu projeto. Se quiser saber mais, converse hoje mesmo com a equipe de especialistas da Arcovan.
Afinal, atuamos desde 1997 nessa área, oferecendo sempre as melhores soluções de concreto para sua obra.