Seja para aplicação comercial, residencial ou industrial, os pisogramas em jardins são as melhores alternativas para criar espaços bonitos, funcionais e sustentáveis.

Também conhecidos como concregrama, esses artefatos de concreto pré-moldado são cada vez mais especificados pelos arquitetos em obras de pavimentação de jardins.

Neste artigo, nós da Arcovan, especialista em soluções de concreto pré-moldado, vamos ajudar você a entender por que e como usar pisogramas para criar jardins modernos e sustentáveis.

Por que pisogramas em jardins são uma escolha sustentável para paisagismo

Porque, basicamente, todos os processos que envolvem os pisogramas em jardins nos remete a entender que esses artefatos são soluções sustentáveis para o paisagismo.

Iniciando pela concepção desses artefatos, os pisogramas foram projetados com a intenção de serem práticos na fabricação, econômicos na produção e fáceis de assentar.

Na fabricação, por serem pré-moldados os pisogramas são construídos de maneira padronizada, desse modo é possível prever e controlar o consumo de:

  • Matéria-prima;
  • Recursos energéticos.

Controlar esses dois parâmetros é um grande passo para a construção sustentável, visto que o desperdício da construção civil pode chegar em alguns casos em até 40%.

A Arcovan, por exemplo, consegue gerenciar o consumo de matéria-prima e de recursos energéticos por meio do laboratório de controle de processos e desenvolvimento.

Nesse laboratório é possível:

  • Controlar e rastrear a produção dos pisogramas de jardim desde a homologação dos fornecedores até a recepção das matérias-primas;
  • Acompanhar indicadores de processos;
  • Corrigir em tempo hábil possíveis desvios de produção e falhas em equipamentos;
  • Executar ensaios do concreto no estado fresco e do produto acabado até a emissão do respectivo laudo em conformidade com as normas ABNT, pertinentes a cada artefato produzido.

Cabe salientar que no Brasil, os artefatos de concreto pré-moldado, como os pisogramas, são produtos de alta confiabilidade.

Esses produtos são regulamentados por meio de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A principal norma que regulamenta esses artefatos é a ABNT NBR 9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.

Leia nosso artigo: A importância da sustentabilidade na construção de peças de concreto.

As justificativas que garantem que o investimento nos pisogramas para criar jardins modernos e sustentáveis não param por aí.

Principais benefícios do pisograma em jardins

Conheça agora os principais benefícios do pisograma em jardins, com os parâmetros que iremos elencar, acreditamos que não restarão dúvidas para você, de que esses artefatos são a melhor opção para a sua urbanização.

Permeabilidade

Diferentemente dos pisos tradicionais, que impermeabilizam o solo, os pisogramas permitem que a água da chuva penetre no solo, reduzindo o acúmulo de água nas superfícies e evitando a formação de poças.

Essa característica é especialmente importante em áreas urbanas de pequenas e grandes cidades, onde a impermeabilização do solo é um problema comum.

Ao optar por assentar pisogramas em jardins, você provoca a drenagem natural da água na sua edificação e colabora com o equilíbrio hídrico no ambiente.

Estética

Os pisogramas em jardins colaboram com a estética das edificações nas quais estão pavimentados.

Esses artefatos agradam os mais exigentes arquitetos, pois são fabricados em uma variedade de formatos, cores e texturas, permitindo a criação de padrões únicos e personalizados.

Seja para um jardim contemporâneo ou um espaço mais rústico, tanto em edificações comerciais, residenciais ou industriais, os pisogramas podem ser adaptados para complementar o estilo desejado ou manter as características da marca.

Durabilidade

Tanto para as construtoras quanto para os clientes das edificações a durabilidade é um ponto forte dos pisogramas em jardins.

Construídos com base em concreto de alta resistência, os pisogramas podem suportar cargas pesadas e resistir às intempéries ao longo dos anos.

Esse aspecto torna os pisogramas em jardins a escolha ideal para áreas externas, como jardins, calçadas e estacionamentos.

Facilidade de limpeza e manutenção

A manutenção dos pisogramas é simples, dispensa o uso de produtos e solventes tóxicos, de modo geral basta a limpeza periódica com vassouras e eventual reposição de areia entre as juntas.

Dicas de instalação para garantir a funcionalidade e o design dos pisogramas em jardins

A instalação de pisogramas em jardins, dentro dos parâmetros das obras de construção civil é uma atividade considerada simples e até mesmo rápida.

Para garantir a funcionalidade e o design dos pisogramas em jardins separamos algumas dicas importantes:

Escolha do Modelo

Selecione pisogramas que sejam compatíveis com o estilo do seu jardim e com as particularidades do espaço. Considere fatores como o tráfego de pessoas ou veículos, a exposição ao clima e o tipo de vegetação que será utilizada.

Contrate profissionais experientes

Apesar dos pisogramas serem relativamente simples de instalar, existem profissionais experientes em assentamento de pisograma em jardins.

Além de serem altamente produtivos, esses profissionais são altamente produtivos e evitam problemas de instalação como desníveis e má drenagem. Evite os curiosos.

Manutenção Preventiva

Conforme a frequência de uso dos seus jardins, estabeleça um cronograma de manutenção regular para garantir a durabilidade dos pisogramas. Considere a reposição de areia nas juntas e a limpeza periódica para evitar o acúmulo de sujeira.

Então, agora que sabe como usar pisogramas de jardins para criar ambientes modernos e sustentáveis, que tal fazer contato com os especialistas da Arcovan ou pedir um orçamento?

OUTROS CONTEÚDOS