Durante o fim dos anos 1940 e ao longo dos anos 1950, a indústria da construção civil passou por uma transformação significativa: o desenvolvimento dos concretos do tipo pré-moldado e pré-fabricado.
A introdução de processos mecanizados e o desenvolvimento dos guindastes possibilitaram que arquitetos projetassem edifícios de escritórios com amplas áreas livres de pilares.
Esse avanço foi impulsionado pela grande demanda por construções no período pós-Segunda Guerra Mundial, resultando na popularização dos revestimentos pré-moldados.
Tais dados históricos foram levantados em uma pesquisa realizada por Daniel Freitas Caputo Oliveira, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ainda segundo o pesquisador, a industrialização da construção nesse período trouxe à tona uma distinção fundamental entre elementos pré-moldados e pré-fabricados, uma diferença que ainda hoje é crucial para os projetos de construção. Saiba mais:
O que é um pré-moldado?
Um pré-moldado é um elemento de concreto que é moldado e curado fora do local de sua aplicação final, geralmente um canteiro de obras especializado.
Esse processo controlado permite maior precisão na produção e na qualidade dos componentes, que podem variar desde vigas, pilares, lajes, mourões, até paredes e escadas.
A fabricação de pré-moldados oferece várias vantagens. Primeiro, há uma significativa economia de tempo, já que os elementos são produzidos em paralelo à preparação do local da construção.
Além disso, a qualidade do concreto é mais alta devido ao ambiente controlado de fabricação, que minimiza a variabilidade e os defeitos comuns no concreto moldado no local.
Outra vantagem é a sustentabilidade: a produção em fábrica permite o reaproveitamento de moldes e a redução de desperdícios.
O que é um pré-fabricado?
Um pré-fabricado é um componente ou estrutura construída em um ambiente controlado, geralmente em uma fábrica, e transportado para o local da construção onde será montado.
A diferença fundamental entre pré-fabricado e pré-moldado está no processo e no local de fabricação.
Os pré-moldados são elementos de concreto específicos moldados e curados fora do local de aplicação final, mas geralmente em um canteiro de obras próximo ao local de uso, enquanto os pré-fabricados podem incluir diversos materiais e são produzidos integralmente em fábricas.
Ambos oferecem rapidez e qualidade na construção, mas os pré-fabricados costumam ser mais variados em termos de materiais e formas, além de serem montados como módulos completos no local da obra.
Com toda a certeza, investir em pré-moldados é uma excelente alternativa para engenheiros, mestres de obras e outros gestores da construção civil. Os benefícios são muitos, desde a economia até a agilidade da obra, algo desejado por todos os envolvidos na operação.
O que escolher para o seu projeto?
Escolher entre pré-moldados e pré-fabricados para o seu projeto depende de diversos fatores, incluindo o tipo de construção, o orçamento, o cronograma e as especificações técnicas.
A Arcovan oferece ambos os produtos, garantindo alta qualidade através do seu Laboratório de Controle de Processos e Desenvolvimento (CPDA).
Com a implementação da rastreabilidade de processos, a nossa empresa controla todo o processamento de produção dos artefatos de cimento, desde a homologação dos fornecedores até a emissão dos laudos de conformidade com as normas ABNT.
O CPDA monitora a recepção das matérias-primas, os indicadores de processos e realiza ensaios do concreto no estado fresco e do produto acabado.
Esse rigoroso controle de qualidade assegura que cada artefato produzido atenda aos padrões exigidos, oferecendo confiabilidade e durabilidade para o seu projeto.
Então, agora você já sabe: se precisar de concreto pré-moldado ou pré-fabricado para usar nas suas obras, pode contar com a Arcovan. Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos produtos e serviços.